terça-feira, 8 de setembro de 2009

VOLTAR À FORMA DEPOIS DA GESTAÇÃO: É NECESSÁRIO AGIR DE FORMA INTELIGENTE, NUNCA DRASTICAMENTE!


Por Alessandra Luglio - Nutricionista Clinica

Clínica Dr. Jota Rodrigues (nutricionista@drjota.com.br)

É comum que no pós-parto as mamães recentes se deparem com a realidade: o corpo modificado, inchado, seios fartos e a pele flácida denunciando que o bebê não está mais ali dentro, mas para o desespero geral, quase nem parece que ele saiu! Para a maioria das mulheres a sensação é de desespero, por um lado a rotina de vida e as responsabilidades com o bebê recém chegado “sugam” todas as energias e cuidar de si mesmas parece ser uma heresia, por outro a auto-estima está baixa e a vontade de “voltar a ser como antes” é grande. Dito e feito: é hora de apelar por estratégias drásticas e resolve-se emagrecer “urgentemente”. Nessa hora tomam-se atitudes radicais: fecha-se a boca, corta-se o jantar, esquecem-se os lanches... Imagina-se que emagrecer é sinônimo de limitar-se, afinal: ”matei todas as minhas vontades enquanto estava grávida”, agora, basta! Mas, em vez de emagrecer, não se perde nenhum grama e ainda corre-se o risco de ganhar peso. A situação torna-se insustentável: sonolência, irritação (afinal, aguentar um bebê chorando não é tarefa fácil) e o resultado do “sofrimento” tarda a aparecer. Realmente o nosso organismo é muito mais inteligente do que imaginamos, é muito mais eficaz e saudável agir de forma inteligente também... Voltar ao peso e ao corpo anterior à gestação é sempre importante, mas somente se o processo for feito de maneira equilibrada e eficiente, caso contrário, não vale a pena, a situação exige equilíbrio para que se possa curtir o filho recém-chegado, amamentá-lo corretamente e aproveitarem-se todas as coisas boas desta fase única das nossas vidas.

O primeiro passo para a retomada da forma física é reorganizar a rotina de vida geral, com ênfase na alimentação e reintrodução de uma rotina de exercícios, sempre após a liberação médica.

Com dissemos anteriormente, a dieta para perda de peso durante a amamentação precisa ser segura e muito equilibrada: a única coisa que se deve reduzir é a quantidade calórica, mas mesmo esta, sem grandes restrições, pois, durante a amamentação as mães que amamentam exclusivamente do peito, em média, gastam a mais 500 cal do que o normal, o equivalente à uma corrida moderada/intensa de 50 minutos ou 1 aula de spinning na academia!

A dieta deve ser rica em todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e para garantir que a “fabricação” do leite materno não retire do corpo da mãe os nutrientes necessários para o bebê, e isso é sério! Durante a gestação e a amamentação a prioridade será sempre o desenvolvimento do bebê, por isso que mães desnutridas e mal alimentadas têm filhos saudáveis,ou seja, sem que a alimentação da mãe provenha o necessário para o bebê, é das próprias reservas do corpo materno que tais nutrientes serão retirados, causando desequilíbrio e outros problemas à mãe.

Concluindo: a gestação e a amamentação são períodos da vida que devemos estar muito atentos à alimentação, dietas restritivas ou mal equilbradas são perigosas à saúde e ao bem estar da mãe.

Quando for engravidar, durante a gestação ou no pós-parto procure um profissional de nutrição para que você possa agir de forma saudável e equilibrada, assim, fica mais fácil e seguro controlar o seu peso durante e depois da gestação!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas