A amamentação deve ser um momento de muita alegria e satisfação. Muitas mulheres apresentam problemas logo no seu início, o que dificulta esta vivência. Algumas medidas durante a mamada de seu filho pode ajudar e até prevenir estes obstáculos. Veja:
Posicione seu filho confortavelmente - a criança deve sentir-se confortável durante a mamada. Para isso é necessário que a mãe apóie a cabeça e costas da criança em seu braço, bumbum em sua mão e barriga em sua barriga. Dessa forma, a criança de frente para o peito, com o nariz livre para respirar e próximo de você, poderá mamar tranqüila sem que necessite fazer esforço para manter-se na mama.
A posição de amamentar comumente praticada é a chamada convencional. Outras posições podem ser utilizadas: posição de cavalinho e invertida.
Pega adequada do peito – a criança deve abrir bem a boca ao aproximar-se do seu peito, e abocanhar toda ou parte da aréola para que realize uma boa pega. É possível saber se a criança está fazendo uma boa pega quando não está abocanhando só o mamilo, o lábio inferior está virado para fora e as bochechas estão bem cheias.
Uma boa pega previne 90% dos machucados nos mamilos!
Caso a mãe sinta necessidade de segurar a mama durante a amamentação, faça-o com a mão em forma de “C” e não em forma de pinça, pois isto dificultar a saída do leite e atrapalha a criança pegar a mama adequadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário