quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE EXERCÍCIO NA GESTAÇÃO

Gostaria de apresentar uma parceira muito querida que é a Prof. Dra. Valéria Almeida. Ela é coordenadora da empresa Método Gerar, uma consultoria e assessoria em programas de exercícios para gestantes e no pós parto. Os programas de exercícios podem ser realizados individualmente ou em pequenos grupos. As atividades individuais (personal trainer) são oferecidas em sua casa ou no seu condomínio.

Leia o texto dela:

"Mitos e Verdades sobre Exercício na Gestação"

Muito se fala sobre exercício na gestação, houve tempos em que a mulher era proibida de realizar qualquer atividade durante as quarenta semanas, mas hoje as pesquisas científicas têm demonstrado os benefícios dos exercícios físicos durante a gestação.

No entanto, apesar das evidências científicas, muitos mitos ainda insistem em perdurar, como aquelas crendices passadas de pais para filhos, em nosso caso, de mães para filhas.

Os exercícios podem ser feitos por qualquer gestante saudável, sendo ela ativa ou sedentária antes da gestação. Para isso, é necessário a liberação médica.

Os exercícios devem ser leves e moderados, independente se a mulher já estava acostumada a realizá-lo antes da gravidez. Se você estava acostumada a correr, por exemplo, poderá continuar, mas em uma velocidade e duração menores. Muitas gestantes acreditam que poderão realizar apenas hidroginástica, mas cuidado, a hidroginástica apesar de ser uma atividade que não tem impacto nas articulações e diminui pressão arterial e freqüência cardíaca (benefícios gerados pela água) pode ser uma atividade muita intensa, pois existe a resistência da água.

Os alongamentos podem ser realizados por gestantes, por isso que a yoga é tão procurada e indicada para as grávidas. Apesar de ser uma atividade realizada com movimentos leves, podem produzir torções nas articulações e promover posições inadequadas. É importante que o profissional da yoga faça modificações nas aulas para gestantes.

Os exercícios de força podem e devem ser realizados por gestantes, mas várias posições devem ser modificadas e deve-se tomar cuidado com a postura para não provocar dor lombar, tão comum na gestação e danos às articulações. As cargas também devem ser leves e o número de séries e repetições reduzidas.

São muitas as atividades que a gestante pode fazer e estas produzirão efeitos maravilhosos como: a diminuição do estresse e da ansiedade, diminuição dos desconfortos gerados pelas alterações no corpo, menor aumento de peso, gordura corpora e inchaços, diminuição do risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e depressão pós parto.

Procure um profissional capacitado para ajudá-la nesta fase e no pós parto. E lembre-se a uma gestação ativa só trará benefícios para você e seu bebê.


Profa Dra Valeria Santos de Almeida, professora de educação física com doutorado pela UNIFESP, coordenadora geral do Método Gerar – Programa de exercícios para gestantes

www.metodogerar.com.br

telefone: 11 7763-9358

2 comentários:

Fabiana disse...

Ola!
Adorei a bata de renda rose para gestante!
Voce ainda tem?
Favor contatar no email

fabi.bnu@gmail.com

Obrigada!

Ju Chicrala disse...

Adoreiii o post. Ainda não esotu grávida, mas em breve ficarei, e ja faço Pilates e corrida...adoroo!
Beijinhos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas