terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Enfim, o início das aulas!


Mais um período de férias está acabando e daqui alguns dias começam as aulas nas escolas brasileiras.

Um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e algumas vezes, choro! Muitas crianças vão passar por esta experiência pela primeira vez e justamente por se tratar de algo novo para a criança, requer um período de adaptação. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança e também dos pais!

A compreensão dos pais e das professoras com as crianças é a chave para que tudo ocorra bem.

Para auxiliar os pais neste processo de adaptação à vida escolar, muitos livros infantis trazem histórias que se passam no colégio ou de crianças que também estão entrando nesta fase: Veja abaixo alguns livros disponíveis nas melhores livrarias e Boa sorte!

"NA ESCOLA COM O COELHO"- Marie-Hélène Grégoire é apaixonada por livros infantis, principalmente os escolares voltados para a primeira infância. Sua longa experiência permite a concepção de uma obra completa, com todos os detalhes e especificações técnicas. A autora apresenta às crianças o simpático Coelho, personagem que adora ir à escola e encontrar os amigos. Ele sabe que na escola pode aprender muitas coisas legais e brincar bastante. Mas, depois de um dia de muita diversão é preciso arrumar a bagunça.
foto: reprodução

"MISTÉRIO NA ESCOLA DO MAR"- O desenho animado das "Princesas do Mar" já conquistou fãs infantis por todo o país. As lições de cidadania, ecologia e ética atraíram a atenção de canais abertos e por assinatura do mundo todo. Neste livro, Mauriço, Tubarina e Tata têm seus deveres de casa devorados por três peixes diferentes. Qual o motivo desses ataques? Será só uma coincidência? Polvina, a Princesa dos Polvos, irá desvendar esse mistério.

foto: reprodução

"EU SOU MUITO PEQUENA PARA A ESCOLA"- Os carismáticos personagens Charlie e Lola nasceram da criatividade da autora e ilustradora inglesa Lauren Child. A coleção de livros da duplinha são educativos e iniciam as crianças no mundo da literatura. Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Ela é pequena e muito engraçada. Mamãe e Papai dizem que ela já é bem grandinha para ir à escola. No livro, Lola não tem tanta certeza assim: "Eu não sou grande coisa nenhuma. Eu ainda sou muito pequena. Acho que eu não tenho tempo para a escola. Estou ocupadíssima fazendo coisas importantes em casa".

foto: reprodução

Um comentário:

Cristina João disse...

Oi Silmara,
Difícil mesmo essa coisa de adptação à vida escolar...nem sei quem sofre mais eles ou nós! O meu pequeno (12) não se adptou até hoje, rs. Prefere, é claro, ficar em casa, de folga,jogando video-game, etc. Mas nessa udade não tem mais escolha, tem que ir e pronto.
Mas por mais difícil que seja a adptação de cada um, os pais têm que insistir, afinal estudar é preciso, e nem todos vão nascer sedentos por conhecimentos sempre vai ter aquele mais manhosinho!!
Tem que ter paciência, muita paciência.
Beijocas,
Cris João
(www.recomadres.blogspot.com)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas