quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bebês também necessitam da higiene bucal desde os primeiros dias de vida






Quem pensa que a gengiva dos bebês não precisa de higiene está enganado. Os profissionais especializados na área, os odontopediatras, recomendam que os bebês desde seus primeiros dias de vida, já recebam cuidados bucais. Eles afirmam também que a escovação traz muitos benefícios para os bebês, como por exemplo, estimular manipular a boca. O resultado futuro será benéfico, a criança vai gostar de escovar os dentes!

Após os seis meses de vida, os primeiros dentinhos começam a despontar. O bebê sofre, sente dor, alguns tem febre, muitas vezes diarréia. Vale conversar com o pediatra para receber todas as informações sobre dentição e cuidados que devem tomar com o filho. Inclusive as chupetas e bicos de mamadeiras mais recomendáveis. E até quando eles poderão ser usados. Neste período a indicação dos profissionais é utilizar dedeiras para a higiene bucal.

Quando tiver 1 ano e meio, seu filho pode começar a aprender a escovar os dentes. Você ainda terá que acompanhá-lo nessa operação por vários anos, mas é bom ele ir adquirindo o hábito. Use uma escova macia e uma quantidade bem pequena de pasta de dente. Não é preciso escovar em uma direção específica, já que a criança nem sempre colabora. Só tente retirar fragmentos de alimentos e limpar a superfície dos dentes e das gengivas.

obs: cárie rampante ou de mamadeira é uma forma específica de cárie severa, em dentes de leite, causada por hábitos impróprios de alimentação. Representa a forma mais comum de cárie em crianças com idade inferior a 3 anos

2 comentários:

Paty disse...

silmara, minha dentista recomendou que eu limpasse a boca da minha filha 2 vezes ao dia, com gaze.... para ela ir se acostumando... Estou fazendo desde os 4 meses.
bjs

Unknown disse...

silmara adoro esses bebes e adoro tudo o que faz parte desse universo ! Adorei passar por aqui

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas