sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Assistir TV antes dos dois anos não traz benefícios cognitivos



Um recente estudo feito pela Academia Americana de Pediatria (AAP), alertou para uma série de impactos de conteúdos veiculados na TV no desenvolvimento infantil.
A AAP recomenda não assistir televisão antes dos dois anos e sugere que características da mãe, criança e lar influenciam mais no desenvolvimento cognitivo da criança.
Ao contrário do que se propaga e da percepção de alguns pais que assistir televisão é benéfico ao desenvolvimento do cérebro da criança, não foi encontrada qualquer evidência sobre tal benefício.

Portanto, para que seus filhos se desenvolvam de uma forma saudável sugerimos muita brincadeira de pintura a dedo, massinhas , desenho com giz de cera; para desenvolvimento da fala pode-se perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feita sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta. Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
Outra brincadeira divertida: você pode apontar perguntar-lhe:- Aonde está seu nariz? ... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca? E assim ela vai aprender brincando. Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que esteja ali. Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente.
Dê asas a sua imaginação! Cada brincadeira pode ser uma experiência super divertida, que irá gerar gargalhadas deliciosas e inesquecíveis!

Um comentário:

Doces Abobrinhas disse...

é só quem é mamae eh quem sabe.... sou mae de 2 coisicas amadas!!!
achei muito fofo seu blog, estou indo para SP amanha, volto na quinta, anotei seu endereço se der dou uma passadinha aí!! haja tempo!!! rs! apareça la nas abobrinhas. um beijo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas