segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DA GESTAÇÃO AO NASCIMENTO: o que preciso saber para evitar surpresas?

Por Enfa. Kelly P. Coca

Enfermeira obstetra. Mestre e Doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Consultora Internacional em Aleitamento Materno pela Internacional Board Certified Lactation Consultant (IBCLC).


O que acontece no final da gestação? Será que vou saber quando chegar a hora? O bebê nasceu. O que faço agora? São estas e muitas outras dúvidas que assustam os pais quando o término da gestação se aproxima.

O preparo do casal para a chegada do bebê vai além de arrumar o quarto e comprar as roupinhas. Trata-se de uma etapa fundamental para que o casal grávido possa desfrutar desta tão esperada hora: o nascimento.

Durante o preparo, é importante esclarecer todas as dúvidas em relação aos sinais de que a gestação chegou ao fim e quando deve procurar o seu médico. A atenção para todas as dúvidas e experiências vivenciadas pelo casal proporciona mais segurança na identificação das mudanças naturais advindas da gravidez. A mulher deve saber identificar a perda de líquido amniótico, sangramento anormal, estar atentar a falta de movimentação do bebê na barriga e presença de contrações uterinas.

Já em relação à ida á maternidade, fique atenta para o número de conjuntos necessários durante a internação do bebê, camisola que possibilita a amamentação, calcinhas altas para não incomodar o corte (em caso de parto cesariana) e sutiã de amamentação que sustente o peito.

Após o nascimento o casal, deve esclarecer todas as dúvidas em relação ao comportamento normal do bebê antes de sair de alta hospitalar. É importante saber: tempo e intervalo de mamada, sono, choro e cuidados com o coto umbilical. Escolha o pediatra que cuidará de seu filho antes do nascimento, assim você se sentirá muito mais segura e poderá procurá-lo quando precisar.

Outra dica importante é organizar uma nova rotina com o bebê em casa, lembrando que a criança mamará algumas vezes á noite. Inclua a possibilidade de ter uma pessoa que possa ajudar nas atividades.

As principais dificuldades que as mulheres podem apresentar após o nascimento de seu filho são: peito empedrado, mamilos machucados, bebê que hora muito e insegurança em relação à capacidade de produzir leite. Por isto, tenha sempre a clareza de que as dificuldades poderão acontecer, mas serão muito mais brandas com suporte e orientação prévia.

No processo de nascimento a mulher descobrirá um novo amor, que chega ao mundo na expectativa de um grande abraço. Seu filho mamará em seu seio e buscará todo o aconchego de um novo lar. Será que você está realmente preparada?

Enfa. Kelly P. Coca

Contato: 9909-1256 - kcocaepm@hotmail.com

Menu Materno: abraçando este ato com você. Website: menumaterno.com.br.

Pensando na sua gestação, a loja Silmara Bebê em conjunto com a Menu Materno querem presenteá-la com uma orientação na gestação. Visite nossa loja ou entre em contato para receber mais informações.

Um comentário:

Lu Espejo disse...

Olá Silmara, adorei seu blog e já estou te seguindo.
Não sou mamãe ainda, mas sou tia coruja de um menino lindo de 5 meses... então é sempre bom saber sobre o assunto.
Parabéns! Beijos!!!
www.coisinhasdaluespejo.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas