terça-feira, 2 de junho de 2009

QUINUA REAL, VALE A PENA CONHECER!


Por Alessandra Luglio - Nutricionista Clinica  

Clínica Dr. Jota Rodrigues (nutricionista@drjota.com.br)

A Quinua Real já está bem conhecida no Brasil, já faz parte do cardápio de muitos restaurantes dos mais modernos aos tradicionais, vegetarianos ou não. Mas estes pequenos grãozinhos merecem a fama que tem?

A resposta é sim, eles merecem! A Quinua Real foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, comparável apenas ao leite materno. 

O aporte nutritivo da Quinua é muito amplo, principalmente com relação às proteínas de alto valor biológico que as compõe, com altos níveis de lisina e metionina, formando um total de 23% da sua composição de proteínas. Conta com 20 aminoácidos, dos quais dez são essenciais, ou seja, não produzidos pelo nosso organismo. Para a Quinua o índice 75 significa que a cada 100 gramas de proteínas ingeridas, 75 são assimiladas. Este número é considerado alto se compararmos com a carne (60), o leite (72), o trigo (60) e o milho (44).

Resumindo: Os aminoácidos presentes na Quinua são combinados na medida certa para atender às necessidades responsáveis pela formação da proteína completa, o que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.

A Organização Mundial de Saúde comprovou que a qualidade da proteína da Quinua é equivalente à do leite.

Com relação à vitaminas e minerais a Quinua oferece mais ferro que outros grãos e contém altos níveis de potássio e riboflavina, como também vitaminas do complexo B e B6, niacina e tiamina. Contém magnésio, zinco, cobre, manganês e ácido fólico. Tem mais quantidade de cálcio que qualquer outro grão. 

Como e onde encontramos a Quinua?

A Quinua hoje já pode ser encontrada em grandes supermercados e entrepostos de produtos naturais.

É vendida em grãos, flocos (como a aveia usada no café da manhã) e subprodutos como a farinha, barra de cereais, massa (tipo espaguetti), cereais matinais e cookies.

No site oficial: www.quinuareal.com.br encontram-se informações e receitas usando a quinua como ingrediente principal.

BOM APETITE!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas