sexta-feira, 19 de junho de 2009

NOVAS PESQUISAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

Por Alessandra Luglio - Nutricionista Clinica

Clínica Dr. Jota Rodrigues (nutricionista@drjota.com.br)


O leite materno é o único alimento a ser oferecido para a criança até o sexto mês de vida, uma vez que supre de forma adequada as necessidades nutricionais das crianças. Estudos evidenciam que o aleitamento materno exclusivo, quando comparado á fórmulas infantis, possui dentre as diversas vantagens, de fornecer á criança proteção contra diversas doenças crônicas na vida adulta, principalmente em relação a obesidade e suas complicações. Mas como essa proteção acontece?

Pesquisa recente obteve como objetivo avaliar qual o componente do leite humano responsável pela proteção ao desenvolvimento da obesidade. Dados recentes identificaram a presença da leptina como um dos principais componentes que fornecem os benefícios á criança. O estudo relata que esse hormônio, presente no leite materno, mas ausente nas fórmulas infantis, pode ser absorvido por recém nascidos e bebes, prevenindo o ganho excessivo de peso. O estudo sugere que essa descoberta é muito importante para o desenvolvimento de fórmulas infantis mais apropriadas, uma vez que a incidência da obesidade vem aumentando e o fornecimento do aleitamento materno não é uma prática realizada por toda a população.

Sendo assim o único cuidado que a mãe deve ter em relação ao início da alimentação de seu filho é fornecer o leite materno?

A composição do leite materno é ideal para a criança, porém as mães devem ter alguns cuidados para que a composição de seu leite favoreça de forma completa a criança. Um dos cuidados que a lactante deve ter é em relação ao uso de medicamentos durante a gestação e lactação. Estudo recente aborda a utilização de medicamentos nessas fases, destacando os perigos da utilização sem o controle médico, sendo que o uso de remédios indevidos pode afetar o crescimento e desenvolvimento intra-uterino e algumas componentes de medicamentos podem ser transmitidas as crianças através do leite materno, podendo causar graves danos á crianças.

Os dados dos estudos demonstram cuidados que devem ser tomados em relação a gestação e lactação. O acompanhamento médico e nutricional deve ser realizado desde o início da gestação, para garantir a saúde da mãe e da criança. Após o nascimento os cuidados devem continuar para que a crianças obtenha todos os benefícios do aleitamento materno e se desenvolva de forma adequada.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas