terça-feira, 26 de maio de 2009

O PAPEL DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO


QUAL O PAPEL DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO? Por Alessandra Luglio - Nutricionista Clinica (nutricionista@drjota.com.br)

Ter uma alimentação diária saudável e equilibrada é um dos fatores essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo garantindo assim a saúde em dia e boa disposição para desenvolvermos nossas atividades diárias. Da mesma forma, a alimentação desempenha um importante papel na gestação, momento da vida em que precisamos manter o nosso corpo saudável e ainda garantir o desenvolvimento do bebê que está a caminho. Foi demonstrado através de testes laboratoriais que dietas deficientes causam efeitos prejudiciais tanto à mãe quanto ao feto e os excessos geram sobrepeso, que por sua vez é um dos principais fatores de risco durante a gestação.

Mas o que é preciso para garantir uma alimentação equilibrada durante a gestação?

Partimos do princípio básico de uma alimentação equilibrada, ou seja, que nos provenha um aporte de energia adequado além de ser rica em todos os nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e a adaptamos a este período tão especial que é a gestação.

QUANTO DE ENERGIA A MAIS A GRÁVIDA PRECISA CONSUMIR?

Encontrar o requerimento energético ideal é difícil, porque ele está correlacionado com o peso da mulher antes da gravidez, o ganho de peso, período da gestação e a atividade física. De uma maneira geral recomenda-se um adicional de 300 Kcal no segundo e terceiro trimestre da gestação.

É NECESSÁRIA A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINAS E MINERAIS?

Siga as recomendações do seu médico quanto ao uso de complementos vitamínicos-minerais, principalmente no primeiro trimestre da gestação, é uma maneira segura de garantir o aporte de nutrientes essenciais neste período, porém, saiba que somente uma alimentação rica e balanceada garante o aporte de todos os nutrientes necessários, pois, as vitaminas e minerais provenientes dos alimentos são muito melhor absorvidas pelo nosso organismo do que as sintéticas, presente nos complementos vitamínicos-minerais.

Todas as vitaminas e minerais são de suma importância. Na gestação, podemos dar maior ênfase ao acido fólico, acido ascórbico, vitaminas B6, A, D, E, K, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor e iodo. Para suprir as nossas necessidades é extremamente importante uma alimentação diversificada incluindo cereais, produtos integrais, oleaginosas, frutas, legumes, verduras, laticínios e carnes nas quantidades recomendadas. Os minerais e as vitaminas possuem funções específicas que garantem a saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento fetal. É fundamental que a "futura mamãe" tenha hábitos alimentares saudáveis e "escolha" os alimentos corretamente garantindo a ingestão de todos os nutrientes necessários.
De uma maneira geral considero a gestação um período em que as mulheres precisam dar mais atenção à si mesmas, à sua qualidade de vida.

A alimentação deve ser mais cuidadosa e seletiva, ou seja, ao escolher os alimentos a grávida deve optar por aqueles mais ricos em nutrientes e evitar alimentos muito energéticos e/ou ricos em gorduras e pobres em nutrientes (ex: doces, frituras, derivados de cereais refinados como bolachas, biscoitos, pães brancos, bolos simples e recheados, queijos e carnes gordurosas). Quanto maior a utilização de alimentos “in natura”, ou seja, frutas, verduras, legumes, ovos, carnes, peixes e laticínios acompanhados de cereais (de preferência integrais como pães, bolos, biscoitos e torradas) e leguminosas, maior a probabilidade de se alcançar as necessidades diárias de todos nutrientes sem exagerar na quantidade de calorias, evitando assim, o aumento excessivo de peso durante a gestação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

MegaContador

Contador de visitas